sexta-feira, 28 de abril de 2023

Luiz Felipe - 9 anos

 

                   O transformador de ambientes

 

Todos procurando no apartamento do hotel a lente de contato que a vovó Ana havia perdido. A família viu como a vovó estava aborrecida e decidiu ir procurar o objeto gelatinoso, mínimo e transparente. Estavam mamãe, João, papai e Tite esquadrinhando o apartamento, quando de repente Tite para e pergunta: “Mas, afinal, o que é que eu estou procurando?” Após a explicação sobre o que é uma lente de contato e muitas risadas depois, a busca infrutífera terminou. E até o bom humor da vovó voltou!

 Esse é um dos seus dons, Luiz Felipe, o nosso Tite, que completa (já!!!) 9 anos. Você consegue, com sua espontaneidade e curiosidade, trazer alegria a um ambiente e melhorar o humor das pessoas. É rápido na corrida (adora correr e pular) e é rápido também no raciocínio. Passeando de carro, com vovô Paulo no volante, observava os prédios e mostrou um deles para o vovô: “Quando eu crescer vou morar ali.”  Vovô perguntou se você gostava muito do prédio, e você respondeu do alto de sua ingenuidade: “É porque é pertinho da minha escola, e meus filhos vão estudar lá!...”

Adora conversar e fala sobre qualquer assunto, mesmo que não conheça muito bem. Aplica o que capta das conversas com adultos e amigos à sua própria realidade e a seus sonhos. Atento a tudo o que se conversa a seu redor, tinha ouvido vovós Janne e Santiago conversarem sobre como é importante ter um lavabo no apartamento. Ao passar em frente a outro prédio, comentou: “João gosta desse, mas eu prefiro o outro, perto da escola. Mas tem que ter lavabo. Se não tiver, eu escolho uma parede que não tenha nada atrás (querendo dizer sem encanamentos, fios, pilastras etc.), chamo um empreiteiro, abro uma porta, coloco piso e tudo aquilo que tem que ter dentro, e pronto: já tenho um lavabo!”

Gosta de atenção e há alguns meses costumava falar alto e muito sério, com a família reunida à mesa, conversando e rindo: “Posso falar uma coisa?” Claro que conseguia o silêncio e a atenção de todos para o que tinha que falar, quase sempre uma brincadeira ou uma história divertida, fruto de sua fértil imaginação.

Há um ano, no oitavo aniversário, comemorado junto com a amiguinha Carol, correu e se divertiu muito com ela e as outras crianças. Como tem uma fantasia de Michael Jackson, de que gosta muito, fez questão de vesti-la na hora do Parabéns a Você, entrando de vez no clima, cujo tema eram as bandas de rock. E as poses que fazia para as fotografias, imitando o cantor, eram imperdíveis!

Durante um Quiz na TV, dirigido a crianças e jovens, Tite e João, atentos, vão respondendo às perguntas, com as respostas quase sempre coincidindo. Uma das perguntas era: você prefere morar em lugar tranquilo ou agitado? Os dois respondem “tranquilo” e eu e vovô Paulo nos entreolhamos admirados. Mas logo depois vem outra pergunta: você prefere uma moto BMW ou uma Harley Davidson? As respostas diferem. João prefere uma BMW, mas Tite, uma Harley Davidson. E logo se explica: “Faz mais barulho!”

E o Quiz se encerra: você prefere passar uma tarde no parque ou em uma festa? Respostas coincidem: “No parque”. Mas logo em seguida, com aquela expressão marota e divertida, você, Tite, pondera: “Se bem que, se for uma festa de aniversário...”

A paixão atual é o futebol. Junto com João, pratica o esporte e também aprende a teoria na escola de futebol onde vão duas vezes por semana, levados pela mamãe. No tablet, nos horários que mamãe e papai permitem, gosta de procurar novos jogos e de se divertir com os que já conhece. Reage rindo quando acerta e meio bravo quando erra. Aliás, ficar bravo quando as coisas não acontecem como gostaria, é característico em sua personalidade, Tite. E também é característico estar rindo logo em seguida, totalmente esquecido da contrariedade.

 Vovô Santi continua tendo sempre uma “tarefa” quando você vai na casa dele: desenhar Monster Trucks e casas, para depois você colorir. E ele também ajuda você a construir as maquetes baseadas nesses desenhos, quando sua criatividade flui livremente. Com orientação da vovó Janne, pinta algumas telas, nunca se desviando dos seus temas e cores favoritos, como os Monster Trucks e o vermelho e preto. Aliás, está cada vez mais difícil arrumar espaço nas paredes da casa dos vovós Janne e Santi para colocar as suas e as telas do João Vitor.

A música está sempre muito presente em sua vida. Você está cada vez melhor na bateria, e até já faz dupla com João na guitarra. Na apresentação de fim de ano, da escola de música, a dupla foi muito aplaudida. A bateria quase não deixava a plateia ver você, mas suas mãos e braços moviam-se com agilidade, em um ritmo impecável e sem qualquer inibição.

Você cresceu e agora já se concentra mais nos estudos, sob a supervisão da mamãe. Tem tirado notas altas, inclusive em matérias de que você não gosta muito. Matemática é uma delas e o “10” que você ganhou nas últimas provas faz você sorrir de um jeito todo orgulhoso quando lhe cumprimentam. Mamãe ajuda a revisar matérias, controla trabalhos e provas. Quando lhe perguntam alguma coisa sobre a escola, lá vem sua frase muito usada: “A mamãe é que sabe”.

  Gosta da escola, da professora e dos colegas. Fez muitos amigos, assim como seu irmão, e certo dia, para brincar com você, vovô Paulo perguntou: “O João já está namorando?” E você, rápido como uma flecha: “Você gosta de provocar, hein vovô?!”  Aliás, respostas rápidas para o vovô Paulo você sempre tem. Recentemente, em uma noite de pizza em sua casa, vovô cutucava o João, que reagia empurrando a mão dele e dando risada. E você, no ato: “Vovô, você só fica feliz vendo o circo pegar fogo, né?!”

Você também gosta de se divertir sozinho. É capaz de passar um bom tempo jogando bola, montando Lego, desenhando e pintando sem ninguém para interagir. Mas fazer amizades rapidamente, é com você mesmo. Como quando foi a Serra Negra com papai, mamãe e João. Quando eles viram, você já estava correndo e brincando na praça com outra crianças.

Na estrada, indo de Holambra para Serra Negra, viu uma placa indicando Poços de Caldas, e ficou todo agitado: “É por aqui que vai para Poços de Caldas?” É que você não se esquece do hotel-fazenda onde ficou hospedado em Poços e que tinha uma exposição de veículos pesados do Exército. Claro que logo os associou aos Monster Trucks... Ainda na estrada, papai viu dois Porsches iguais, da mesma cor, e provocou: “João e Tite daqui a alguns anos, dirigindo seus Porsches!” Mas logo emendou: “João, pode ser, mas Tite vai estar dirigindo um Monster Truck...”

Almoçando na casa da vovó, me “ensinou” a servir feijão para quem não gosta muito do caldo: “Vou te ensinar um truque.  Inclina um pouco a colher e deixa cair o molho. Depois, é só pôr o feijão no prato!” Foi abrir a geladeira, e a porta se fechou sozinha. Não teve dúvidas: “Sua geladeira é assombrada?” Na sobremesa, teve creme de abacate, uma de suas prediletas. Mas você disse que não queria porque tinha comido muito. E, de acordo com sua personalidade de logo decidir um problema, pediu: “Põe em um refratário, que eu levo para casa e como lá.”

Estava assistindo TV na casa da vovó, e faltou luz. Não se apertou: foi buscar o notebook para procurar modelos de Monster Trucks para desenhar, mas a internet também estava com problemas. Então, foi ao armário de brinquedos pegar um Lego antigo para remontar. A energia voltou e, sem qualquer comentário, você retornou para a frente da TV e se acomodou para continuar assistindo ao seu programa. Mas deu um “conselho” para a vovó: “É melhor você trocar de internet. Essa que você tem não é boa!”

Todos esses momentos, Luiz Felipe, são uma pequena amostra de quão rápido você cresceu e de como sua inteligência e perspicácia acompanharam esse crescimento. Você continua uma criança linda, inteligente e muito amada. Papai e mamãe estão sempre se preocupando e buscando o melhor para você. O amor do João é expresso em abraços, brincadeiras e brigas, claro, como sempre acontece entre irmãos. Popular entre os amigos, é querido e requisitado.

Junto com seu irmão, vocês movem o mundo dos vovós, que estão com vocês constantemente em seus pensamentos, sonhando com o melhor para suas vidas. E esta vovó Ana continua vendo em você a estrelinha que veio tornar mais brilhante nosso céu.  E desejando que essa estrela brilhe cada vez mais, iluminando seu caminho de conquistas, trabalho, amor e felicidade.    

 

 

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário