Já há alguns anos, Santos vem contando com um centro gerador de arte e cultura, que enriquece muito esta área, normalmente tão carente na Cidade. A Pinacoteca Benedicto Calixto, com sua programação dinâmica, contínua e de nível, vem oferecendo excelente opções de cultura e lazer para santistas e turistas. Apesar da boa frequência, a Pinacoteca merece ser mais visitada, suas realizações, mais vistas e frequentadas, sua programação, mais divulgada. Enfim, a Pinacoteca merece ser mais comentada.
Como acontece até em centros maiores e com melhor nível cultural, não é a maioria da população que se interessa pelo tipo de atrações apresentadas pela Pinacoteca. Mas, sem dúvida, com mais divulgação e um foco maior sobre essa casa, os visitantes e frequentadores dobrariam e até triplicariam. Por se tratar de um lugar dos mais agradáveis, com ampla área livre e arborizada, facilidade de estacionamento (pela Av. Epitácio Pessoa) e riqueza arquitetônica, a Pinacoteca , situada na tão santista "avenida da praia", pode se transformar em uma das mais visitadas atrações turísticas e em local dos mais frequentador pela população local.
Atualmente exibindo a exposição individual de Ivald Granato, está "no ponto" para isso, não só para ter aplaudidas as obras desse consagrado artista fluminense, como para vê-las debatidas, polemizadas, enfim, para ser o centro de uma agitação cultural que ainda falta a Santos. Em uma Cidade onde a vida artística fica dependente, em grande parte, de entidades particulares ( o Sesc é outro exemplo), a Pinacoteca merece essa atenção de todos os que gostam ou, pelo menos, têm vontade de conhecer e vivenciar um pouco mais a cultura.
As cores deslumbrantes de Granato, que parecem inundar e provocar a alma, são ótima oportunidade para visitar e comentar a Pinacoteca. Nesta indivual de gravuras, estão séries famosas do artista, como "Baconato", na qual ele visista e reinventa Francis Bacon; a famosa "Marilyn", sua visão muito especial de La Monroe; "CorSimCorNão", na qual parece que ele conseguiu usar, com raro impacto, todas as cores e nuances da palheta e "HeadMade", com a recriação de cabeças e obras consagradas de artistas de várias épocas.
Com curadoria de Patricia Motta e produção de Antonio Carlos Cavalcanti Filho, esta mostra tem seus pontos fortes na cor, grafismo e criatividade. Fica na Pinacoteca até 7 de outubro, com entrada franca das 9 às 18 horas, na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. Tempo de dedicar mais tempo, atenção e boa vontade à arte e cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário