quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pura barbárie

Comentário rápido, apenas para expressar o horror e a decepção com o ser humano: no povoado de Piargaon, distrito de Sunamjanj, no interior do nordeste de Bangladesh, uma mulher jovem foi intencionalmente queimada, enquanto dormia. Horror dos horrores: com ela dormiam seus dois filhos, de 3 e 5 anos. Sobre os três, foi atirado querosone e, em seguida, o fogo. As crianças morreram na hora e a mulher, Sabiha Begun, agoniza em um hospital em cidade próxima a Piargaon.
Quem socorreu as vítimas? Os vizinhos, atraídos pelos gritos de dor e que ,incrédulos, ainda tentaram salvar os três.O marido? Trabalhando em outro país, no Kuwait.  Os autores do crime? A família do marido de Sabiha - pai, irmão e irmã.O motivo? A família de Sabiha ainda não havia pago o dote de casamento.
Esse costume antigo, do dote a ser pago pela família da noiva, parece que foi abolido em Bangladesh, mas, no interior do país, nos povoados mais atrasados, ainda é levado muito a sério, podendo resultar em tragédias como esta.
Os três assassinos foram presos e o mínimo que a comunidade internacional espera é que paguem à altura pelo crime hediondo. Ou será que, em nome de tradições infames, vão abafar o caso? E, mais uma vez, mulher e crianças se transformarão em vítimas fatais, indefesas e sem qualquer valor? ´
É uma pena, lamentável que o ser humano, em muitos casos, ainda não tenha saído da barbárie. Assim como no Brasil se incendeiam mendigos, em Bangladesh se atira fogo em uma família. Motivos? Os mais torpes possíveis, de puro divertimento dos incendiários, a dinheiro amaldiçoado. Quando poderemos falar, realmente, em evolução humana? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário